AQUI SUA PRESENÇA É BEM VINDA

Por uma Educação Ambiental emancipadora,
inclusiva e ainda mais instrutiva para o
enfrentamento das questões socioambientais.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cidade Constitucional e a Capital da Republica 2010 - Relato da aluna LETICIA DE JESUS - graduanda em Ciência da Atividade Física - USP/EACH

INTRODUÇÃO
Brasília a capital federal da República do Brasil e sede de governo do Distrito Federal; Em 2010 pude participar junto a Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, a visita técnica a esta cidade. Experiência impar de entender como se processa a gestão Pública do meu país, assim como também ter a rica oportunidade de conhecer outro estado.
A viagem  a Brasília foi um presente para mim, e passar a semana da pátria ouvindo palestras, mesas redondas, bate-papos, foi uma forma de ampliar o meu conhecimento sobre diversas áreas da políticas Publicas, momento que foi fundamental para a minha formação como Bacharel em Ciências da Atividade física.
Além de conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Brasília, foi possível conhecer o Ministério de educação,cultura, esporte, lazer, meio ambiente e justiça, assim como  ouvir funcionários públicos desses respectivos ministérios relatando o cotidiano do seu trabalho e funções.
Percebo o quanto voltei diferente após essa viagem; Voltei acreditando mais efetivamente na política do meu país e nas pessoas capacitas que ocupam o cargo público. Visões e reflexões que tive e que levarei para toda a minha vida profissional, acadêmica e social.


1. Breve relato das palestras e atividades

1.1 Ministério do esporte
Esse local foi de maior interesse para a minha formação,em um consenso relato os principais temas abordados foram:
*Bolsa Atleta; É uma remuneração a todos os atletas conveniados  ao ministério do esporte, e auxilia financeiramente os atletas assim como  mantem a  jornada de treino e materiais para a sua modalidade. Diversos pontos foram abordados e um deles, foi a baixa remuneração da bolsa e da não totalidade de atendimento a todos os atletas brasileiros. Também foi relatado da importância de uma remuneração mais acentuada para os atletas paraolímpicos, justamente pelo grande custo que um deficiente devem gastar para se manterem no esporte ou em campeonatos mundiais.
*Lazer e recreação
Neste mesmo dia foi palestrado sobre a importância de equipamentos de esporte e lazer para a diminuição da violência e promoção do lazer e esporte .Diversos projetos em nível federal foram mostrados dando ênfase a gestão atual(Lula).
A questão do lazer tem sido uma preocupação decorrente para diversos públicos e também classes sociais, contudo o incentivo a praças, parques, centros de convivência, locais de educação infantil por meio de brinquedotecas play graud, assim como investir em recursos humanos para a promoção do lazer, foram as principais estratégias tomadas pelo ministério de esporte.

Ministério da educação
Tivemos uma intensa palestra sobre o sistema de educação brasileiro, principalmente  o sistema do ensino superior; Diversos temas foram abordados sendo os mais relevantes:
*Programa Universidade para Todos (Prouni) que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas, estaduais e federais.
*Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que por meio de provas  acumula um processo de pontuação que auxilia o aluno a conquistar bolsa por meio do PROUNI ou a somar pontos para a universidade públicas. Também é uma forma do governo em avaliar o ensino médio estadual.
Embora todas essas maneiras ajudam o aluno a se inserir na universidade, é um sistema que possui diversos problemas e falhas; Em toda a palestra foi ressaltado a importância da população em denunciar possíveis fraudes e injustiças desse sistema, pois o programa ainda estava em aprimoramento e necessitava de uma vigilância mais efetiva.
Entender  a formulação desses programas educacionais proporcionou uma forma de eu mesma dar mais valor ao que tenho hoje, pois tive o apoio de todo esse pré sistema universitario do governo para entrar na universidade pública.

Ministério da justiça
Lembro que esse dia, foi cheio de eventos, jornadas ao centro de Brasília e demais palestras; Por fim chegamos ao ministério da Justiça. Houve grande burocracia para entrar, como revista de bolsa, sacolas e mochilas,assim como escolta até o local Da palestra. Tivemos contatos com diversos membros do ministério onde foi discutido um tema que não sabia que a justiça defendia com tanto vigor,  como o crime da pirataria; Diversos projetos de intervenção contra essa pratica foram apresentados. Embora é unanime que muitos produtos brasileiros de diversos setores não conseguem se desenvolver e ter um sucesso no mercado, pela forte pirataria e mafia do sistema que esta muito integrado nos dias atuais, a força pública contra esse crime não está enfraquecida.
Foi levantado em uma pergunta feita por um aluno sobre os vídeos e imagens não educativas, que não eram censurados pela justiça. A censura é controlada e possui uma constante vigilância segundo o palestrante, porém com o desenvolver da internet e demais fontes de informações fica cada vez mais difícil controlar esses filmes e imagens que muitas vezes degrinem a imagem do próprio país.
É um ministério de grande poder em Brasília, embora o país esteja passando por um processo de escandulo e problemas de administração publica,  o direito é a razão fundamentada em leis e o que ainda se torna autoridade e requer uma seriedade e respeito sendo um dos principios do ministério da justiça.

Visita a câmara dos deputados e senadores
O congresso nacional é formado pelo  senado (câmara alta) e pela camara dos deputados (Câmara Baixa). As cuias como se conhece popularmente foi projetado por Oscar Niemeyer. Em uma explicação feita pelo guia turistico do espaço, a cuia de boca para cima é dos deputados, onde se apresenta projetos, normas e projetos de leis, ou seja onde ocorre maiores discussões e fevor. Já na cuia de boca para baixo é onde fica os senadores que  receberem os projetos de leis, que muitas vezes são engavetads e não passa adiante abafando todo o fevor e agitação. Explicação que faz sentido inclussive no perfil arquitetonico.
Foi uma visita espetacular, porém nesse dia não estava tendo nenhuma audiência e estava muito tranquilo aquele espaço.Pisar no local onde rege as normas e leis do meu país foi fundamental para compreender a seriedade que é votar em algum candidato que ira me representar naquele espaço.


Ministério saúde
Foi o mistério mais esperado pela grande complexidade que é esse setor no brasil.O Ministério da Saúde é o órgão  executivo Federal responsável pela organização e elaboração de politicas públicas voltados para a promoção, prevenção à saúde dos brasileiros. Assim como a proteção e recuperação da  população em geral, diminuindo as enfermidades, doenças endêmicas e parasitárias de cronicas degenerativas.
As doenças crônico degenerativas são conhecidas como doenças do século XXI, pois afetam de uma maneira a longo prazo principalmente adultos e idosos, não tendo um causador especifico e sim carrega fatores multicausais que afetam drasticamente a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros; Esse fenômeno causa um gasto publico muito abrangente. Como diz o próprio ditado é melhor prevenir do que remediar. Por isso em toda a palestra que foi ministrada por uma representando do ministério da saúde foi dado enfase em programas de promoção da saúde como o Núcleo de apoio a saúde da família (NASF). Foi ressaltado da importância do trabalho em conjunto com diversos profissionais da saúde e também da áreas humanas assim como o incentivo de trabalhos humanitários buscando a qualidade de vida da população em geral. Eu como representante e aluna do curso de ciências da atividade física tenho grande interesse em fazer parte de um grupo multiprofissional de saúde promovendo o bem estar de diversas pessoas por meio da atividade f´sica e saúde.
Além de outros  projetos de cunho federal, o NASF foi o programa que foi a presentado e o que mais teria dado certo em questões de tempo e investimento a curto prazo, o projeto começou fortemente no nordeste, atingindo famílias que nunca tiveram acesso a saúde pública e atualmente esse projeto tem ganhado força em diversas estados,cidades e municípios. Pois a missão e a ideologia do ministério da saúde é
“Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania".


Desfile Cívico



O desfile foi a oportunidade de conhecer diferentes setores de proteção nacional e também a cultura nacional de pátria do Brasil. Sempre quando criança desfilava no dia 7 de setembro, mas ter assistido o desfile cívico em Brasília me fez sentir uma pouco mais patriota.
O presidente Luiz Inácio Lula Da Silva e sua esposa Marina desfilaram e podemos ver de perto o grande gestor e representante do nosso país. Foi um momento interessante e emocionante.
Não podendo esquecer de relatar a grande manifestação politica que acontecia em ruas arredores da rua do desfile. Manifestações contra a corrupção e o governo atual;Essa manifestação tinha um grande número de pessoas e era composto por estudantes e cidadãos de diversos estados brasileiros. Neste mesmo ano o escândalo do mensalão foi publicado para todos do país:A corrupção política aproveita de competências dos funcionários do governo para fins privados e para beneficio do próprio corrupto.Um ato ilegal por um funcionário público constitui corrupção política principalmente sendo considerado crime quando aflige a imagem do pais e dos cofres públicos.
Lazer em Brasília
Brasília é uma cidade estruturada, calculada e feita de uma maneira planejada, tanto os prédios domiciliares,prédios comerciais, ruas, praças e demais locais e equipamentos de lazer.
Junto com alguns professores e alunos fomos conhecer o teatro municipal de Brasil ia e assistir uma Ópera que estava em cartaz.
Em toda a semana que passamos em brasília sempre se tinha a preocupação de levar os alunos aos pontos turísticos e arquitetônico. Então conhecemos as igrejas feitas pelo arquiteto Oscar Niemeyer como a catdral de brasilia, assim como o palácio da alvorada,palácio do planalto,ponte JK,praça dos três poderes e também o complexo cultural da republica.Um lugar que me facinou muito foi o Itamaraty, lugar onde representante de varios paises já esteve.
A gastronomia de brasília não difere muito de São Paulo, isso pode ser explicado pela quantidade de pessoas e turista que passam pelo estado. Todos os restaurantes e locais de lanche eram parecidos com o de São Paulo. Ressaltando também que não senti muita diferença no jeito das pessoas brasilienses(candango)  falarem e se expressarem. Me senti bem naquele estado mesmo com o clima seco e árido tudo foi como eu imaginava.
Conclusão
Por meio da universidade de São Paulo conhecer a capital da republica do meu pais foi uma excelente oportunidade acadêmica e turística, que irá de alguma forma contribuir muito para a minha formação.Embora o Brasil esteja passando por diversos problemas administrativos, percebo o quanto existem pessoas envolvidas para o desenvolvimento do Brasil em diversos aspectos social, econômico, e politico. Muito deve ser feito mais estar perto do processo administrativo da minha nação é a oportunidade que todo brasileiro deveria ter....Não voltei da mesma forma que eu fui para Brasília isso tenho certeza
___________
Todas as informações e relatos expostos no texto acima é de total responsabilidade da autora: Leticia de Jesus, contato: leticia2.jesus@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.